terça-feira, 8 de abril de 2008

Nada se cria, tudo se copia

Como já dizia Chacrinha: “nada se cria, tudo se copia”, frase que se aplica principalmente nos dias de hoje na televisão em relação a programação, que é composta de: filmes, novelas, desenhos e noticiários. Além desses programas os reality shows agora fazem parte desta lista.
As emissoras brasileiras transmitem alguns reality shows americanos, que quando são sucesso ganham uma versão brasileira que às vezes são de ótima qualidade e outras vezes são de qualidade duvidosa.

Recentemente o canal a cabo Sony produziu “Brazil’s Next Top Model” onde garotas competem para se tornarem uma top model, inspirado no “America’s Next Top Model”, o programa foi alvo de críticas negativas porque não agradou os telespectadores. O fator principal para a reprovação foi o elenco, a apresentadora e modelo Fernanda Mota não é muito conhecida do público e no vídeo não possue carisma para chamar a atenção, e isso também aconteceu com os jurados do programa o estilista Alexandre Herchcovitch, a jornalista Erica Palomomino e o produtor Paulo Borges.
Outro programa que não conseguiu superar as expectativas foi “Ídolos” do SBT que tem a premissa de lançar um cantor ao estrelato, a primeira edição foi bem na audiência, mas a segunda edição não repetiu o sucesso da primeira.

Já o mesmo não ocorreu com “Supernanny” do SBT e “O aprendiz” da Rede Record que ganharam adaptações dignas do original. “Supernanny” conta com a participação de Cris Poli que ajuda pais a disciplinarem seus filhos. O empresário Roberto Justus tem a difícil tarefa de buscar um sócio para uma de suas empresas.
Além de adaptar “O aprendiz” a rede Record também fez a versão brasileira do programa “Trading Spouses” que ganhou o nome de “Troca de famílias” onde duas mães passam uma semana vivendo uma rotina completamente diferente, outro reality show que contava com as participações de Paris Hilton e Nicole Ritchie estreou ano passado, e quem ocupou o lugar delas foram: a atriz Karina Bacchi e a filha da “garota de Ipanema” Helô Pinheiro, Ticiane Pinheiro. Em “Simple Life – mudando de vida” as garotas tiveram que deixar as mordomias de lado, para pegar no pesado numa fazenda.

Para se adaptar um reality show, é preciso que ele tenha características do país que irá fazer a adaptação, dessa maneira os telespectadores poderão assistir ao programa e ao mesmo tempo estarão se identificando com o programa.

Nenhum comentário: